quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Cuidado, vc é um refém de sua indiferença...

Então caros amigos, não gosto e nem nunca falo destes assuntos, mas este em particular, não posso me calar, é sobre a Caixa Econômica Federal. Fiz um depósito em cheque, no dia 10, extamente as 14:38, conforme comprovante em meu poder, de um cheque da própria Caixa, da agencia da República Argentina, aqui mesmo em Foz do Iguaçu.

Pois bem, como todos sabem, penso eu, com base no texto do comprovante, é pedido um prazo de 24 horas para a compensação. Ok entendo, apesar de ser uma regra unilateral, vez que os débitos são online, vá lá, ao fazer o depósito está implícita a aceitação de quem deposita.

Bom, hoje é quarta-feira, 12.12, e nada de desbloquear o cheque, estranho, pois pelas minhas contas, já passavam de 48 horas para uma compensação de 24 horas. Engoli em seco e fui até Caixa, na nova sua agencia, ali ao lado do MAX, na Marechal. Lá fui atendido por uma moça que me disse que havia um problema com a compensação e que deveria procura um gerente, deu-me o nome de Evandro, não sei seu sobrenome e nem estava no crachá, penso que para estabelecer uma certa intimidade e nunca para ocultar o sobrenome.

Fui bem atendido, o rapaz mostrou-se covenientemente interessado no meu problema, pois lhe disse que tinha que fazer pagamentos e que o problema de compensação não acalmaria meus credores. Evandro, este o nome dele, fez um telefonema, não sei para quem, solicitando informações e dizendo que dentro de meia hora teria alguma resposta. Esperei.

Passado este período, me veio com um papelucho onde estava escrito algumas informações sobre uma resolução do Banco Central que ampara estas falhas, erros no sistema, ou coisa pior que poderia dizer, mas me abstenho. Reproduzo para vocês o que me foi dito, ou seja, a informação do Evandro, que apesar de simpático, pareceu-me cioso demais de seu papel, esquecido talvez, que os clientes deveriam ser a razão de uma instituição financeira, ainda mais uma onde o nosso triste e acossado por denúncias de corrupção "desgoverno", é o maior acionista.

Segundo o cioso funcionário, trata-se de uma circular do Banco Central No. 003532, de 25.04.2011, em seu artigo 15, parágrafo 2, se bem entendi a letra do pedaço de papel que foi passado, onde, pasmem, no caso de “cagada” no sistema, o BC autoriza que a instituição tenha mais 24 horas para efetuar a compensação!!!! Ou seja, se der merda, quem paga somos nós!

Se você porventura atrasar algum pagamento, e não contar com a leniência de seu credor, a instituição jamais vai aboná-lo, mas quando ela erra, existem circulares do BC que a perdoam e protegem...

Estou redigindo esta nota por volta de 17:30 horas, do dia 12, mais de 48 horas do depósito, e soube, pelo mesmo funcionário, que somente amanha dia 13.12, ou seja, decorridas mais de 72 horas, eu teria a liberação do meu depósito, portanto não 24 e sim 48 horas após as 24 previstas!!!

Penso que nada mais devo dizer, só lamentar este triste sistema, esta triste instituição, este triste governo e este triste e equivocado povo que perpetua o desrespeito expresso naqueles que elege, e se couberem providências, o que duvido, não hesitarei em adotá-las.

Lamento que uma instituição que conta com pessoas da estatura, liderança, grandeza e respeitabilidade de uma pessoa como a amiga Cristina Delgado, possam ser tão pobres em suas ações. 

E viva o povo brasileiro refém de sua indiferença...



Nenhum comentário: