domingo, 9 de setembro de 2012

Intuição

Então, não é que certas coisas que parecem estranhas, muitas vezes são mesmo. Coisas que parecem ser algo, muitas vezes são mesmo o que se imagina que possam ser. E tem coisas que mesmo que você não queira que assim sejam, mesmo que só pareçam ser estranhas, mesmo que não tenham significado algum além de sua duvidosa intuição, muitas vezes são mesmo.

A intuição é um aviso sutil, ardiloso, muitas vezes falso, só lembrado quando é justificado. Mas que funciona como uma armadilha da mente, que corrói as certezas, como a lembrar-nos que certezas são meras abstrações de convenções geradas por expectativas.

Intuição, convicção, razão e confirmação, são estágios nada excludentes conquanto processo e paradoxais isoladamente. Negam-se e se complementam, coexistem enquanto se afirmam e se justificam quando completos em um quadro imaginário que nunca pode prescindir da perspectiva sob pena de perder o sentido frágil que se dispõe a expor.

O exercício da intuição muitas vezes toma a forma de uma pergunta especulativa que nasce detestando a resposta, por mais que dela precise.



Nenhum comentário: