terça-feira, 11 de setembro de 2012

Das glórias mundanas

“Sic transit gloria mundi!”

A frase era utilizada no ritual das cerimônias da coroação papal até 1963. O recém escolhido papa partia da Basílica de São Pedro na Sede gestatória em procissão, que parava três vezes. Em cada ocasião, um mestre de cerimônias papal ficaria de joelhos diante do papa, queimando uma mecha de estopa e dizendo três vezes consecutivas, em voz alta "Sancte Pater, sic transit gloria mundi!" ("Santo Padre, assim passa a glória mundana!"). Estas palavras, dirigidas ao papa, serviam como um lembrete da natureza transitória da vida e das honras terrenas. (wikipedia)

Pois é, será mesmo? Não será um mero lembrete para que proclamemos uma humildade que não sentimos? No caso de muitos papas, com certeza foi apenas e somente uma espécie de confissão falsa de humildade não sentida.

E nós? Com certeza muitos de nós que até podemos repetir contritos a frase, percebendo ou não a extensão que ela tem, mas nossa vida é uma eterna luta pelas glórias mundanas, a sociedade nos impele a isto, somos medidos por elas, somos avaliados e aceitos ou não, por elas.

Sim, as glórias mundanas passam, mas deixam sempre uma enorme nostalgia que nos força na busca para gozá-las novamente. 

Somos humanos, admiramos e saudamos a elevação do espírito, mas vivemos das glórias mundanas.



Nenhum comentário: