quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Afinal, por que votar consciente?

Voto consciente não é só mais um slogan vazio. Caros amigos, falta muito pouco agora. Minha despretensiosa sugestão continua a mesma. Votar na satisfação de nossas necessidades, de nossa vontade, do que queremos para nossa cidade e por extensão para nossas famílias.

Entendo as paixões, compreendo a existência das torcidas organizadas, aceito como um mal inevitável as baixarias de uma campanha, lamento amizades que não poderão ser retomadas, mas antes de tudo e apesar de tudo, saúdo a afirmação de cidadania que é uma eleição limpa.

Quem quiser extravasar suas emoções, ou lamentar suas decepções, e gritar até ficar rouco suas preferências, que o faça, a hora é esta, depois será tarde. 

Em um regime democrático, uma eleição é sempre o momento de ruptura ou confirmação de uma opção, é a renovação ou a rejeição de um modelo, de uma forma de governar. E quem deve saber disto é você eleitor, sou eu eleitor, não as peças promocionais, os vídeos bem ou mal feitos, os candidatos com mais ou menos dentes em seus sorrisos largos.

Reflita e avalie bem, está bom assim? Se está, mantenha. Mas se não está, mude, você tem este poder, só você tem este poder. É um dos raros momentos em que o cidadão, independente de sua condição econômica ou social, realmente tem poder, realmente pode mudar alguma coisa, realmente pode fazer a diferença para si e para os seus.

Votar com consciência pressupõe isto. Tape um pouco os ouvidos, baixe o som da TV, reflita sobre o que viu, o que leu, o que ouviu ao longo desta campanha e decida com calma, com convicção, pois somente desta maneira você estará valorizando o seu voto.

Volto a dizer, e a me desculpar por ser tão irritantemente repetitivo, mas é sempre importante não esquecer que eleições não são jogos de futebol, competições esportivas, são momentos em que você é chamado a decidir o que é melhor para você, e em uma sociedade com tanta informação e manipulação de informação, você há de convir que é um momento raro e que não deve ser desperdiçado em favor de gritaria alguma.

Seja egoísta neste momento, pense só em você e em sua família, afinal, no fundo, mesmo correndo o risco de ser criticado, penso que uma democracia parte da harmonização de vontades individuais até determinar um todo melhor para todos.
  

Um comentário:

Unknown disse...

Fico satisfeito em saber que meus candidatos nem na foto aparecerão, mas tenho certeza que escolhi bem, pelo caráter das pessoas e seu passado! Ótimo dia Adolpho e leitores do blog