terça-feira, 28 de agosto de 2012

A cultura do engano, das contas coloridas ao voto...

Meus amigos, não é possível!

Eleições se sucedem e algumas coisas nunca mudam. Apesar de todas as campanhas de esclarecimento, movimentos de cidadania, palestras, institucionais na mídia, continuamos a ver candidatos prometendo o que nunca poderão cumprir. 

O absurdo é tão grande, que tem gente prometendo o que até um presidente da República teria que negociar com o Congresso Nacional para cumprir.

De onde vem esta estranha cultura, onde a volúpia do engano é o mote do relacionamento? Sim, e digo por que é de parte a parte. O candidato mente e o eleitor acredita, pois vota nele. Um é contumaz no enganar e outro no ser enganado. Continuam tentando trocar beneficíos por contas coloridas e espelhinhos.

Tem coisas que saem do terreno da política e entram no da psicologia, da antropologia, tem atitudes que se não podem ser punidas pela Justiça Eleitoral, deveriam sê-lo pelo código do consumidor, na falta de um exemplo melhor. 

Antes de saber em quem votar, saiba para que está votando, saiba o que pode esperar e quais são os limites e obrigações do cargo em disputa, depois então, decida-se pelo ocupante. Mas sempre com critério, com pesquisa, com reflexão, com consciência.

Saiba o que faz um prefeito, um vereador e depois quem é o mais qualificado na sua visão para cumprir os requisitos destes cargos. 

Vote consciente, não desperdice o seu voto, ele tem validade de 4 anos, não o jogue fora em 1 dia!



Nenhum comentário: