quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Eu tenho um sonho...

Vocês lembram, ou os mais jovens, já ouviram falar do famoso discurso de Martin Luther King, que começava com: “Eu tenho um sonho”, lembram? Legal, bem, eu tenho vários, mas quero falar de um deles, bem menos profundo e importante do que acima citado, mais prosaico e banal, mas não deixa de ser um sonho.

Meu sonho era ver eleito vereador um candidato que utilizasse diariamente o transporte coletivo, inclusive durante a campanha. Não falo em usar o transporte coletivo, como diletantismo, demagogia política ou porque o carro estragou ou coisa assim. Falo em uso intensivo, diário e por necessidade.

Falo em olhar para o céu, ver a chuva ou o sol causticante e saber que aqueles 100 metros até o ponto de ônibus vão parecer dois quilômetros, falo em sair um pouco atrasado de casa e imaginar que se perder este, só daqui a meia hora e que vai chegar tarde ao trabalho. Falo em pegar dois ônibus, depois de 8, 9 horas de trabalho e ter que ir cochilando em pé, porque não tem lugares sentados e o coletivo está lotado.

E meu sonho vai mais adiante, uma vez eleito, assinar um compromisso, sob pena de perder o mandato, de não comprar um carro com o salário de vereador, que não é nada desprezível, dá para comprar até dois, e sim, continuar andando de ônibus, ouvindo as reclamações de sempre, continuar sentindo na pele o que é ser povão, e não só lembrar como era ser um usuário.

No meu sonho, toda a vez que ele estivesse na Câmara de Vereadores, lembraria que depois de todo expediente, e das visitas que fez, sempre de transporte coletivo, ele ainda saberia que teria pegar mais um ônibus para ir para casa, e sentisse o mesmo cansaço que todos os usuários sentem.

Pois é, como eu disse, é só um sonho bobo, meio demagógico talvez, mas no meu sonho eu acho que as coisas teriam alguma chance de melhorar, não acham? Afinal todos os que podem fazer alguma coisa sobre o assunto, não pegam ônibus diariamente, e enchem a boca dizendo que sabem como é. 

Ah, eu também não sou usuário, mas converso diariamente com quem pega e já peguei muito também, eu não sou candidato a nada...



Nenhum comentário: