quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Uma breve teoria sobre tédio...

Eu tenho uma teoria, que infelizmente não tem sido muito bem recebida onde eu a apresento. Não sei qual a razão, deve ser implicância ou inveja...

Mas vamos ela então! Acredito que mais do que a curiosidade ou a necessidade, o que sempre moveu o mundo e provocou suas maiores mudanças foi o tédio. Vejam vocês alguns exemplos ao longo da história:

Imagine Aníbal, deitado na praia em Cartago, com todas as prestações da casa pagas, filhos num internato longe dali, sua mulher visitando a mãe dela e ele ali pegando um solzinho maneiro às margens do plácido e gentil Mediterrâneo. De repente, sem nada para fazer, olha para o outro lado do mar e pensa consigo mesmo: Já sei, vou encher o saco dos romanos! Pronto, estava feita a coisa, depois foi só arrumar uns elefantes, uma meia dúzia de soldados e passar 10 anos se ocupando no norte da Itália.

Ou ainda, O meu xará meio nervoso, um tal de Adolfinho, que já tinha dominado a Alemanha e alguns vizinhos, quitado todos os seus carnês das Casas Bahia e agora estava no alto de sua montanha se empanturrando de doces e tortas de creme bávaro e matando tempo. Do seu lado, Eva Braun se queixando de que nunca saía prá jantar em lugar algum e que ele estava ficando gordo e que não dava bola pra ela. Daí, entediado com aquela conversa, resolveu invadir a Polônia e deu no que deu.

Ah, não foi bem assim? Sei. Tá bom, mas bem que poderia ter sido né? Deixa de ser invejoso... 

Humm, na política? Tem também, mas aí não é só tédio não, é também uma grande atração sexual por nós eleitores...(Freud explica)

Bem, mas o pior exemplo dos riscos do tédio é quando você resolve fazer um blog para matar o tempo e acaba matando todo mundo de tédio...


 



2 comentários:

Leila Gesing disse...

FANTÁSTICO! Como vivi tanto tempo SEM UM BLOG E LONGE DA TAL POLÍTICA, jamais saberei...rsss...

Olga disse...

Hummmm...não sei não.Seus exemplos foram com estrangeiros. Mas, se voltar seu olhar para a terrinha brasileira, talvez mude de idéia.Aqui, parece, que ninguém se entedia.Exemplos de conservação do povo:Silvio Santos, Hebe Camargo,Faustão,Galvão Bueno,Sarney, greve das universidades,violência urbana, trânsito caótico,novelas, carnaval, corrupção,filas, filas,filas, e por aí vai.Ai...já estou entediada de falar nisso..tchau.