quinta-feira, 26 de julho de 2012

Você tem orgulho de sua cidade?

Não é incomum a gente usar a palavra orgulho como símbolo de satisfação ou regozijo por alguma coisa ou alguém. Não falo “orgulho”, um dos pecados capitais, a soberba e etc. falo de orgulho como um reconhecimento de que algo nos faz melhores, nos faz sentir melhores, que nos envaidece.

Pois bem, você tem orgulho de sua cidade? Ela te envaidece, em que medida? Veja bem, não falo em gostar, não falo em carinho ou identificação com seu chão, falo em orgulho mesmo, aqueles de encher o peito e dizer forte que é daqui, de sempre dar jeito de encaixar em alguma conversa quando em viagem, que é de Foz?

Cidades também tem seu DNA, também tem suas características, pertençam elas ao imaginário, sejam concretas ou não, mas elas identificam uma cidade, mesmo em um exame rápido e superficial. Estas peculiaridades são maiores que os motivos que as geraram, elas partiram de pequenos particulares e evoluíram para um geral coletivo, onde a origem destes mitos nem pode mais ser identificada corretamente. 

Assim como, “aqui em Foz é assim”, ou “nós gostamos disto ou daquilo”, ou seja, este coletivo, este plural maior que a definição do singular que o gerou, numa espécie de sinergia cultural.

Então, você tem orgulho de sua cidade? Você tem orgulho de Foz do Iguaçu?



Nenhum comentário: