Muita gente me tem perguntado por que vira e mexe, estou falando das eleições proporcionais, as para a Câmara de Vereadores. Alegam, os que não são do meio, que as que chamam mais atenção são as eleições majoritárias, as para prefeito.
Pois é, até pode ser, mas é um perigoso engano pensar que as proporcionais são menos importantes. Vejam bem, as leis que vão afetar o seu dia-a-dia na cidade, são propostas na Câmara, a fiscalização das ações da Prefeitura Municipal deve ser exercida pela Câmara. Os vereadores deveriam, nem sempre o fazem, representar você eleitor, a sua vontade, a sua voz junto ao poder executivo, mídia e tudo o mais que se relacione ao seu cotidiano.
É o politico teoricamente mais próximo de você, o que deveria estar lá para ser a sua voz. Parece ingênua esta minha colocação? É, pode até soar assim para alguns, mas é a mais pura expressão da verdade, se isto não acontece, ou não aconteceu, a culpa não é do conceito e sim de quem foi escolhido e de quem escolheu para exercer e dar corpo a esta verdade.
Por isso pergunto a você meu amigo eleitor, quanto custa o seu bem estar? Por quanto você venderia a sua vontade e de seus familiares? O que você pediria em troca de sua saúde e dos seus, ou de sua educação ou da de seus filhos? E assim eu poderia levar horas fazendo este mesmo tipo de perguntas.
Portanto meu amigo, as proporcionais são fundamentais para o seu interesse e de sua família, negociar isto é perder o direito de reclamar, de ser cidadão.
Vote consciente, vote em quem você acredita que poderá ser um pouco de você lá, que poderá fazer o que você gostaria de fazer, o que você acredita que tenha que ser feito.
Depois cobre e cobre muito, o tempo todo, o mandato inteiro, você tem este direito e tem este dever para com sua familia.
Um comentário:
Esse é o grande problema, os mais preparados não se elegem. São eleitos pessoas em função do conhecimento, amizade, nome bonito, artista, apresentador, etc....
Nas mãos de um executivo experto, vira presa fácil, exemplos é o que não faltam aqui na cidade.
Postar um comentário