domingo, 3 de junho de 2012

Menos amigo, menos...


Na minha época de guri, quando a gente queria se impor ou desafiar alguém, passava o pé no chão e fazia uma linha, acompanhada do aviso, feito entre dentes e em tom suficientemente alto para que a turma que estivesse por perto pudesse ouvir: - Se passar da linha vai ter! 

Esta postura evitou muita briga e muitos ressentimentos duradouros, pois aquele que não passasse o pé, não era visto como um definitivo covarde, no máximo um prudente e pragmático, caso você fosse maior do que ele. Hoje é difícil explicar isto para a garotada de agora, pois não dá para riscar o asfalto e nem marcar uma linha no computador, e hoje ser “macho” é dar porrada estilo UFC. Naquela época a violência era um recurso extremo, hoje é um estilo de vida. 

Mas lembrei-me disto ao me debruçar sobre as negociações politicas neste período pré-eleitoral, aqui nesta linda terrinha, muita coisa poderia ser evitada, se alguém passasse o pé no chão e desse este tipo de aviso. Quem sabe, sabe o que estou dizendo. Menos amigo, menos, ninguém passou o pé ainda, e você não é tão maior assim...

Um comentário:

olga disse...

Eu não concordo sobre estarmos mais violentos. Acho que estamos mais artistas.Mas...é mais um rito de passagem, que espero seja breve,no nosso caminho para a racionalidade.