Bá, como se diz lá no “Rio Grande Amado”, tá um frio “de renguear cusco”! Sair de baixo das cobertas passa a ser um esforço maior do que entender o quadro político de Foz do Iguaçu. E o curioso é que o solzinho, destes dias maravilhosos, engana gente, parece que a temperatura subiu muito, então você sai de casa com pouca roupa quente e à tardinha congela.
Época boa para sopas gostosas, um bom livro, chocolate, quente de preferência, um bom café-da-manhã, e, claro, um feriadão que caiu do céu nesta época de frio aqui na cidade. Mas engraçado, não sei se com vocês também, mas a mim o frio não dá preguiça, muito pelo contrário, parece que preciso de exercícios, me movimentar, fazer alguma coisa. Eita...já tem neguinho pensando besteira! Tá certo, também é bom demais, mas tô falando de outra coisa agora...
Mas, voltando e continuando no assunto do frio, e já que acordei mesmo e levantei da cama, vamos jogar um pouco de conversa fora? Vocês já repararam que países de clima frio, ou com estações muito frias, tendem a serem países mais desenvolvidos? E em quase todos os aspectos, o que já não ocorre nos de clima quente, onde a tendência parece ser inversa. Será que o clima clemente, com temperatura gostosa, daquela que você nem sente, só como pano de fundo, incentiva uma certa indolência?
Será que um ambiente mais hostil, mas vejam bem, falo em hostil quanto a baixas temperaturas, determina um comportamento mais ativo? Sim óbvio, diriam alguns, pois é preciso movimentar-se para atenuar os efeitos da baixa temperatura, sei não, parece lógico, mas não tem muita evidencia a sustentar esta analise, afinal, com uma cama quente, casa fechada, cobertas e estas coisas, tudo o que não se gostaria de fazer é deixar esta comodidade.
É claro que aí vêm todo o arsenal de argumentos junto, coisas como sobreviver, encontrar alimento que é escasso, construir para se abrigar, e etc., etc., tá, tá bom, eu sei, mas não estou fim de conversa comprida nesta hora da manhã, foi só um comentário com cara de sono, larga a mão se ser chato...
Bom amigos, este papo furado já está durando muito, o café tá esfriando, e vamos encarar o trabalho hoje, que o feriadão já está espiando ali na janela e com uma cara muito boa. Ah, antes que eu me esqueça, desculpe a falta de educação, vai um bolinho de laranja no capricho aí, pra acompanhar o café? Aproveita que tá novinho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário