segunda-feira, 4 de junho de 2012

Eleições 2012 - Respondendo a um comentário...

Os seres humanos são fascinantes, e digo isto não no sentido desgastado da palavra, e sim no aspecto de serem atraentes à observação. Há muito tempo, um conhecidíssimo teórico proclamou do alto de seu mau humor iconoclasta, que a religião era o ópio do povo. 

Muito bem, e regimes seguiram esta palavra de ordem e substituíram deuses consolidados e conhecidos, por semideuses de carne e osso, aliás, de mais carne que osso, e com a mão bem pesada, e que as cicatrizes de gerações de povos o digam. 

Tenho um medo danado das afirmações peremptórias, sempre espero a trilha sonora wagneriana e as luzes iluminando o autor. Verdades definitivas não são proclamadas, são descobertas pouco a pouco e vão se incorporando sorrateiramente nas nossas vidas. No máximo, ao invés de autores e propositores, temos porta-vozes destas verdades. 

Isto vale na politica e vale para agora, esta espera como filhotes de passarinho no ninho, de bico aberto aguardando por definições, se assemelha ao de uma boiada esperando para ser tangida. 

Mas a pergunta que não quer calar é; por quem? Gado não tem norte, gado tem fome e tem sede, se não for para satisfazer estas necessidades, tem que ser tangido, e sobram curiosos e faltam capatazes com talento e mão para tal.

Ah, e antes que me esqueça, já que falamos de Wagner, seria bom deixar as atitudes melodramáticas para o teatro, coisas como:  "Venham comigo, pois depois de mim, o caos..."
,

Nenhum comentário: