Falando um pouco sobre tudo, mas sempre e muito sobre qualquer coisa que me venha a cabeça...
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Crianças, eleitores e o 4o. "por que?"
Vocês já notaram uma particularidade curiosa nas crianças? Pois é, elas tem muitas, eu sei, mas esta é bem interessante e traz nela contida uma grande lição. Crianças perguntam. E perguntam muito.
A mais comum é o “por que?” Quem consegue responder de forma convincente a mais de 5 “por ques” seguidos e encadeados, sobre o mesmo assunto? Acho que ninguém. O “por que”, move o mundo e o muda.
Normalmente vamos respondendo a estes “por ques” até ponto do clássico “porque eu estou mandando”, ou “porque eu sou seu pai, ou sua mãe”, pronto, está criado o condicionamento, está definida a postura dentro da sociedade, está fixado o conceito de hierarquia. E isto, vai passando de geração em geração, afogando a nossa capacidade de fazer ouvir nossa revolta, nosso descrédito, ou até, simplesmente matando a nossa capacidade nata e intrínseca de sermos curiosos.
Neste pasto seco de questionamentos é que queima fácil e solto o fogo da corrupção, alimentado pelo vento do descaso, que foi parido no terceiro “por que” da nossa infância.
As eleições estão vindo por aí, experimente, nem que seja só por curiosidade, na hora de definir o seu voto ir até o 4º. “por que?”...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário