terça-feira, 15 de maio de 2012

Afinal, para que servem os partidos?

Ótima a matéria publicada no site H2FOZ, da autoria de Stela Marta, sobre a discrepância entre número de filiados e militãncia nos partidos políticos, leia abaixo um trecho:

"Cerca de 25 mil moradores de Foz do Iguaçu estão filiados a partidos. De cada dez habitantes um está numa agremiação, revela levantamento feito pelo H2FOZ baseado em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa do portal demonstra ainda que apenas três legendas concentram quase a metade dos filiados na cidade.

Entre os partidos com maior número de filiados regulares na cidade estão o PMDB (6.466), PSDB (3.054) e PT (2.535). O estudo feito pela reportagem demonstra ainda que dos 29 partidos existentes no Brasl, 27 tem pelo menos um filiado regular em Foz do Iguaçu."

Além dos dados levantados, vale a pena conferir a entrevista do professor do curso de Sociologia e Ciência Política da Unila, Fabricio Pereira da Silva, ouvido na matéria para comentar estes dados, você encontra a matéria na íntegra no site H2FOZ.

Como reforço, devo dizer que esta informação nunca se traduziu em votos na história recente de Foz do Iguaçu, e é importante destacar um fator, de cor bem local, que a maioria dos eleitores não se filia a partidos politicos e sim a grupos ou até pessoas. O partido funciona apenas como veículo deste processo.

E mais, o trabalho de captação de novos filiados é muito forte e ativo nas épocas eleitorais, e tradicionalmente o maior apelo utilizado pelos encarregados desta tarefa, não é, na sua maioria, derivada de qualquer conotação ideológica, busca sim, dar robustez à determinadas candidaturas, já que os votos de legenda se constituem em uma minoria muito pequena diante do total destes, salvo rarissimas e episódicas exceções.

Tanto é verdade esta opção pelo candidato, que passadas as eleições, estas listas de filiados acabam por se tornar uma estatistica passiva, sem que a maioria dos partidos, seja por opção, seja por falta de condições, sequer busque o contato regular com estes filiados, ou estes, lembrem-se de sê-los. A lista funciona, quando funciona, como "comprovação" de participação do filiado, quando de uma eventual vitória eleitoral e a consequente busca por cargos.

Isto posto, como diria o amigo Paulo Martins, da TV Tarobá, surgem duas considerações, a primeira é uma constatação, de que em Foz do Iguaçu, devido a esta característica dos partidos, existe um bom espaço para o chamado voto consciente, pessoal e determinado por trabalhos prestados ou promessas confiáveis de fazê-lo, fato que é percebido além das fronteiras partidárias.

A segunda consideração é mais complicada, e na forma de uma pergunta bem desagradável; além de um imperativo legal, e fora do período eleitoral, afinal, para que servem os partidos?


Nenhum comentário: