terça-feira, 22 de maio de 2012

O "chato" da manhã e a semana de 10 dias


Oba, dia bonito, friozinho gostoso, um café fumegando, cheirinho de pão novinho, acordar assim é um privilégio. Mas tem um risco, induz a reflexão, e reflexão, quase sempre tem a cara de um chato batendo “papo cabeça” com você de manhã cedo. 

Mas hoje, o meu chato pegou leve, me lembrou do Papa Gregório XIII e seu esforço para implantar um calendário único na cristandade. Funcionou em toda parte, e por séculos, desde 1582, mas foi ser subvertido em Foz do Iguaçu. Aqui o período eleitoral cria suas próprias regras, sendo algumas que deixariam o Pontífice supracitado de cabelos em pé! Senão vejamos.

Aqui na terrinha, temos a semana de 10 dias, sim porque o famoso “na semana que vem acertamos”, não tem nada a ver com o calendário gregoriano, esta semana pode levar até uns 10 dias para chegar, ou mais. E os dias então na sua maioria têm 15 horas cada, bem assim; “poxa, ia ver com você hoje mesmo, mas quando vi, já estava muito tarde”, e o tarde pode ser ás 4 da tarde! Relógios se tornam delírios metafóricos...

Ah, já ia me esquecendo de outra expressão famosa: “fechado, a gente ajusta logo depois das eleições”. Está então, não é superada nem pelo “depois do carnaval”, como obra-prima da procrastinação nacional. Tem gente que não participa, nunca participou e nem vai participar do processo eleitoral, digo atuando nele, mas que usa esta expressão com uma indisfarçável expressão de alívio convicto estampado na cara, que é de pau, muitas vezes...

Pois é meus queridos, se toda esta criatividade fosse usada na melhoria da cidade em que vivemos, seríamos uns suíços fartos e felizardos. 

Epa, perdi tempo com esta nota e o café ficou gelado, eita! Vou aquecer ali rapidinho, pegar mais um pãozinho e volto daqui um pouco, até já amigos!

Nenhum comentário: