domingo, 20 de maio de 2012

Verdade e punição na Comissão da Verdade


Vou voltar a um assunto que abordei não faz muitos dias, foi acerca da Comissão da Verdade instalada pela presidente Dilma. Na ocasião, apesar de saudar a iniciativa, comentei que achava “muito barulho por nada”, brincando com Shakespeare.

Pois bem, recebi um e-mail de um leitor, questionando minhas colocações e criticando o que ele entendia ser um descaso meu para com a apuração dos crimes cometidos nesta época de trevas pela qual passou o nosso país.

Ora, eu penso que o amigo entendeu muito, mas muito mal o que escrevi. Minha queixa era e é, a da Comissão não ter o poder de punir e nem de recomendar punições. Gostaria que fosse uma espécie de CPI, que funcionasse é claro, e que tivesse este encargo.

Entendo que você pode varrer pó para baixo do tapete, ainda passa, mas varrer entulho, varrer pedras, tijolos e espinhos para baixo do tapete da justiça e esperar resultados, é ingenuidade, composição politica ou medo, é querer fingir que não está vendo o enorme calombo que lá vai ficar, é tropeçar nele e fingir que não viu.

Espero, e mais do que isto, creio que a nossa justiça, embasada nos fatos que forem levantados pela Comissão, aja punindo exemplarmente os culpados, para que o que aconteceu nunca mais se repita neste país.  

Então meu amigo, foi isto que quis dizer, se me expressei mal, o que pode ter acontecido, peço perdão, se não o fiz, mas você não entendeu, espero que agora me entenda.

Um forte abraço e obrigado pela leitura!

Nenhum comentário: