quarta-feira, 9 de maio de 2012

Eleições 2012 - Proporcionais em Foz

Bom, em primeiro lugar, obrigado pelas manifestações positivas sobre o meu blog, é muito bom isto.

Mas, vamos lá então, pediram-me que falasse mais das eleições proporcionais deste ano, aqui em Foz do Iguaçu. Por partes, temos que tomar cuidado com a lei eleitoral, portanto sem nomes, quando citados neste contexto.

Creio que as maiores chances estão com pré-candidatos de tres perfis, senão vejamos:

- os conhecidos por algum trabalho especial, reconhecido..., os mais populares, se bem que, nem sempre ser popular gera voto, mas vá lá, cabe aqui.

- os com muita estrutura financeira, o que também não é uma garantia definitiva, pois é preciso saber usá-la, poderia listar vários casos exemplares de muito recurso, pouca criatividade, falta de planejamento e como consequência, votos irrisórios, rísiveis até.

- os já testados nas urnas, com sucesso ou muito próximo disto, estes terão um desafio adicional, a cidade cresceu, o vereador já não é mais tão próximo do eleitor, e o perfil do eleitor está mudando também, muita gente nova, uma garotada bem mais informada, ou ao menos com acesso a informação, do que em outras épocas. A estes, é fundamental ter um "mote", ser o fulano ou beltrano, é um trunfo cada vez menor. O que pretende e o que defende, passaram a ser mais importantes do que, quem é. Cada um chama como quer, eu chamo de voto consciente, voto pensado. Mas, é preciso que esta declaração de intenções atenda à dois aspectos, cair no agrado do eleitor e chegar até ele.

Por hoje é isto, dentro dos limites da lei. Me sinto como um jogador de rugby, em uma quadra de futsal, rssss

Até o próximo!

Nenhum comentário: