Falando um pouco sobre tudo, mas sempre e muito sobre qualquer coisa que me venha a cabeça...
terça-feira, 22 de maio de 2012
Ele foi maior que Maquiavel
Francesco Guicciardini (1483 – 1540) - Foi um historiador e estadista italiano.
Na minha ótica, um gênio da politica, o considero superior a Maquiavel, de quem foi um crítico por vezes implacável, no entanto, em que pese suas enormes façanhas como “condottieri”, entrou para a história mais como um escritor politico do que um estadista.
Considerado como o mais notável historiador da Itália renascentista. Inspirou-se em Tucídides. Um amigo e crítico de Nicolau Maquiavel, ele é considerado o maior escritor político da Itália Renascentista. Guicciardini é considerado como o pai da História Moderna, devido ao seu uso de documentos governamentais para verificar a sua chamada “História da Itália”. (com wikipedia.org)
Veja abaixo algumas de suas frases mais conhecidas:
“Geralmente erra mais quem decide cedo do que quem decide tarde; mas, depois de tomada a decisão, é necessário recuperar o atraso da sua execução.”
“A boa sorte dos homens é muitas vezes o maior inimigo que possam ter, pois frequentemente os transforma em seres maus, levianos, insolentes. Porém, é mais difícil para um homem resistir a ela do que às adversidades.”
“Na maioria das vezes, deixar um bem presente por medo de um mal futuro é loucura.”
“A experiência sempre demonstrou e a razão ainda demonstra que as coisas que dependem de muitos nunca terminam bem.”
“Jamais combatas com a religião, nem com as coisas que pareçam depender de Deus; pois tal argumento tem muita força na mente dos tolos.”
"Não creio que haja coisa pior no mundo do que a leviandade, pois os homens levianos são instrumentos prontos a tomar qualquer partido, por mais infame, perigoso e pernicioso que seja; sendo assim, é melhor fugir deles como se foge do fogo."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário