terça-feira, 8 de maio de 2012

Foz agradece a distinção e pede passagem...



Pois é amigos, a grande notícia da semana, do mes, do ano, ou talvez dos últimos anos, para Foz do Iguaçu, foi a sua escolha como sede da do X Games Brasil, evento mundial de esportes radicais organizado pela ESPN. Após disputar com outras 40 cidades, o município brasileiro foi anunciado como sede oficial do evento na última terça-feira, em pleno Dia do Trabalhador.

Até ser escolhida como a cidade brasileira sede do evento, Foz do Iguaçu disputou a preferência dos organizadores com São Paulo e Rio de Janeiro. A candidatura da cidade paranaense foi idealizada pela Brunoro Sports Business, que agora terá a missão de cuidar de toda a infraestrutura e organização do local para a recepção do evento.

Controlado e produzido pela ESPN, o X Games é um evento mundialmente conhecido por reunir esportistas de modalidades radicais, em 19 diferentes categorias. O evento já foi realizado em diversos países e, até o ano de 2015, além do Brasil, passará também por Los Angeles e Aspen (EUA), Tignes (França), Barcelona (Espanha) e Munique (Alemanha).


 E agora nossa cidade se junta a Barcelona e Munique como as três novas sedes do evento a partir de 2013. Aspen e Los Angeles, ambas nos Estados Unidos, e Tignes, na França, que já haviam sido anunciadas, também irão receber o maior evento de esportes radicais do mundo até 2015.

Para se tornar uma das seis sedes do Global X Games, Foz do Iguaçu desbancou, desde o início da seletiva em 2011, 40 concorrentes de 21 países diferentes, entre elas São Paulo e Rio de Janeiro. O grande potencial turístico da cidade, maximizado pelas belezas naturais, foram decisivos para a vitória de Foz do Iguaçu.

Desde 1995, quando ainda se chamava Extreme Games, o X Games é referência quando o assunto é esporte radical. Na edição de verão, os competidores disputam medalhas de ouro, prata e bronze, como na Olimpíada, em provas de Moto, Rally, Skate e Bike BMX.

Só tenho uma ponderação e muitos motivos para comemoração, mas, tem sempre um "mas", o último e único evento deste porte, ou similar, que aqui tivemos, os Jogos Mundias da Natureza, foi uma enorme decepção, na sua execução, com a cidade de fora, espiando pelas frestas, e no que deixou, somente os restos de bases náuticas, hoje em ruínas. Ou seja, veio, não disse a que veio, foi embora e deixou o lixo para ser recolhido.

Mas os tempos são outros agora, este tipo de evento está extremamente profissionalizado, não há mais espaço e nem risco de proselitismos politcos, ao menos na sua execução, o que já é um considerável alívio, e uma grande esperança de um grande evento, que com certeza será!

(com LANCEPRESS e meio&mensagem)

Nenhum comentário: