segunda-feira, 14 de maio de 2012

Em politica vale todo o tipo de conversa, até a de mudo com surdo...

Então amigos, mais uma reunião do chamado bloco independente de partidos de Foz do Iguaçu. O convidado da vez foi o PMDB. Até onde soube, foi nos moldes das anteriores, o pré-candidato, quando este existe, expõe um pouco de suas ideias e pronto, registra-se e avalia-se, arquivando para uso futuro. Até aí, nada de mais, normal nestes períodos pré-eleitorais.

O que chama a atenção é a composição flutuante destas reuniões, fui á diversas, e não foi sempre que os mesmos compareceram, excetuando-se um determinado grupo, que se poderia chamar de núcleo básico desta iniciativa politica. O grupo nascido em torno de uma, então na época, conversa sobre uma possível candidatura de Reni Pereira com o apoio do PSDB, legado do plano estadual, foi temperado com as cores fortes de oposição ao atual governo, onde de uma certa forma se situa, e chegou até esta última reunião com a presença do PMDB, a sempre grande noiva da politica iguaçuense, pois mesmo quando não tem candidato próprio, é uma força politica a ser levada a sério e muito a sério.

Pois bem, o aspecto peculiar desta reunião, foi a presença pública e simultânea, na qualidade de ouvintes, de Adailton Avelino, o “Cantor” (PSB) que defende os interesses de Reni Pereira e de Gilmar Piolla (PT) para escutar o PMDB, ambos, nomes cogitados até bem recentemente, e talvez o sejam, como possíveis adversários na disputa à prefeitura, apesar dos dois partidos serem grandes parceiros no plano nacional.

Será que somente a presença de Dobrandino Gustavo da Silva (PMDB) é suficiente para pavimentar encontros? É de se pensar, pois na visão de muitos, e eu me incluo entre eles, Dobrandino foi e ainda é, um dos maiores nomes da politica da cidade e região, independente da avaliação que se faça, contra ou a seu favor.

Então é isto amigos, o PMDB e Dobrandino fazem sua definitiva entrada pública na mesa das negociações, com o farto cacife de sempre, e com habilidade para jogar que os tornaram famosos e grandes.

Destaque de sempre para o PTB, aliado histórico do PSDB nas eleições recentes, mas sempre um partido pragmático que se caracteriza pela observação cautelosa dos movimentos políticos, o que não está sendo diferente nesta.

De resto, o que já havia escrito aqui, reafirmo que os grupos tem algum formato, mas estão longe ainda de terem fronteiras definidas, já que elas se mostram permutáveis, pois participantes deste encontro, já estiveram em outros, de cores politicas bem diferentes.

E nunca é demais relembrar que em politica vale todo o tipo de conversa, até a de mudo com surdo...

Nenhum comentário: