sexta-feira, 25 de maio de 2012

Final de semana, GP de Mônaco, um bom livro e politica...

Opa, final de semana chegando, festa hoje à noite no Gramadão da Vila A, amanhã, para quem curte, treinos oficiais do Grande Prêmio de Mônaco, corrida no domingão, imperdível, há anos o mais charmoso e badalado do circuito da F1. Hoje, como traçado, está completamente ultrapassado, mas quem teria coragem de exclui-lo do calendário? Ninguém suponho e espero, e acho que a categoria perderia muito se isto acontecesse.

Bom, mas queria falar de um livro, que li já faz um bom tempo, é “Single & Single, de John Le Carré, famoso autor de livros de espionagem e corrupção, considerado como herdeiro literário de Graham Greene, e tem a seu crédito também o famoso “O espião que sabia demais”. Sua obra versa dentre outros temas, principalmente sobre espionagem durante a guerra fria, o confronto surdo e acirrado entre as duas grandes superpotências da época, Estados Unidos e União Soviética, com todos os seus aliados. E sobre este assunto, fala de cadeira, fruto de seu envolvimento pessoal.

Pois bem, este livro, publicado em 1999, pela Editora Record, tem como tema a corrupção, aliás, assunto também recorrente na obra de Le Carré, na antiga União Soviética, com suas questões politicas mal resolvidas e petróleo principalmente, além do desmonte e venda do enorme aparato estatal da ex-superpotência, que gerou tantos milionários hoje. A história se passa em vários locais e é bastante ágil em sua narração. O ritmo é de filme de ação e tem uma boa dose de mistério e adrenalina.

Não é nada de valor literário inesquecível, mas é bem escrito, trama bem complexa, que é uma característica do autor, e diverte, que é tudo que esperamos de em bom livro, para curtir em um final de semana de outono friozinho.

E, é sempre bom manter um olho e um ouvido bem abertos para os ventos políticos que soprarão neste período, pois domingo deve começar o jogo, rsrsrsrs.

Nenhum comentário: