quarta-feira, 9 de maio de 2012

...e Tocqueville tinha razão?

Tocqueville* tinha razão ou era um ingênuo proto-comunista, fecundado pelas idéias de seu tempo, quando na esteira da queda dos déspotas esclarescidos, surgiam os espaços para uma burguesia ilustrada, que livre do jugo das castas socias, abriam seus salões para os livre-pensadores da época.

E mesmo estes  "escoteiros", não estavam livres de exporem seus corações cheios de boas intenções e suas almas cheias de culpa, em catarses públicas e publicadas...

Peguei trechos de um artigo de Simone Gibran Nogueira  (Psicóloga formada pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos).

Leiam um pouco do que ele pregava:

"Aos olhos de Tocqueville, a democracia consiste na igualdade das condições. Democrática é a sociedade em que:
  • Não subsistem de ordens e de classes;
  • Em que todos os indivíduos que compõem a coletividade são socialmente iguais (o que não significa que sejam intelectualmente iguais, o que é absurdo e que, para Tocqueville, é impossível).

  • A igualdade social significa a inexistência de diferenças hereditárias de condições, o que quer dizer que todas as ocupações, todas as profissões, dignidades e honrarias são acessíveis a todos. Estão, portanto, implicadas na idéia de democracia a igualdade social e, também, a tendência para a uniformidade dos modos e dos níveis de vida.

    Uma decorrência disto é que não há uma diferença essencial de condições entre os membros da coletividade. É normal que a soberania pertença ao conjunto dos indivíduos. O conjunto do corpo social é soberano porque a participação de todos na escolha dos governantes e no exercício da autoridade é a expressão lógica de uma sociedade democrática, isto é, de uma sociedade igualitária. É uma sociedade que não tem por objetivo o poder ou a glória, mas sim a prosperidade e a tranqüilidade; uma sociedade que pode se definir como "pequeno-burguesa".

    Numa sociedade democrática reinará a paixão pela igualdade, que terá mais força que o gosto pela liberdade. A sociedade se preocupará mais em apagar as desigualdades entre os indivíduos e os grupos do que em manter o respeito pela legalidade e a independência pessoal. Será animada pela preocupação com o bem-estar material e trabalhada por uma espécie de permanente inquietação, devido a esta mesma obsessão pelo bem-estar material. Tanto o bem-estar material quanto a igualdade não podem, com efeito, criar uma sociedade tranqüila e satisfeita, pois cada indivíduo se compara com os outros, e a prosperidade nunca está garantida. Mas as sociedades democráticas, segundo Tocqueville, não serão agitadas ou instáveis em profundidade."

    Bonito né, nem George Orwell, em seu "Animal Farm" não poderia fazer melhor..., rssss, hoje eu tô atacado....

    *Alexis Henri Charles Clérel, visconde de Tocqueville, dito Alexis de Tocqueville ) (29 de Julho de 1805 - 16 de Abril de 1859) foi um pensador político, historiador e escritor francês. Tornou-se célebre por suas análises da Revolução Francesa, cuja pertinência foi destacada por François Furet, da democracia americana e da evolução das democracias ocidentais em geral. Raymond Aron pôs em evidência sua contribuição à sociologia. (Wikipédia)

    Nenhum comentário: